A Mensagem de Fátima

A Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação, vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta.
1. Conversão permanente;
2. Oração e nomeadamente o rosário,
3. Responsabilidade coletiva e a prática da reparação.
A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado.



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Capela Nossa Senhora de Fátima

Comunidade Mariana Aliança Eterna

Fundade em 2001, no dia 03 de maio, tras nos traços de seu carisma viver na presença de Jesus.
Explicando nosso carisma:

Deus planou um jardim para o homem. Jardim em hebraico “gan” que significa proteger, esconder, defender – espaço protetor no qual Deus e homem se refulgiam.
Jardim é um espaço da relação entre Deus e homem, encontro entre Deus e homem. Esta é a imagem perfeita da aliança divina.
O homem após a sua criação foi colocado no jardim para estar na presença de Deus, para fazer uma “Aliança” com Este.
Com o pecado da desobediência ele foi expulso do Jardim, ou seja, expulso da “Presença de Deus”. Houve então a “morte da relação” entre o Criador e a criatura, o rompimento do laço – quebrou a aliança.
Quando Deus colocou em meu coração a Comunidade, me fez refletir na imagem de uma grande árvore no meio de um jardim onde as pessoas sem esperança, cansadas vinham procurar abrigo ou descanso.
Fez-me contemplar a passagem do Gêneses:“O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente. Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, ao lado do oriente, e colocou nele o homem que havia criado. O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.” ( Gen 2, 7-9 )

Então temos:
O 1º Jardim – o Éden onde o homem é colocado para estar na Presença de Deus e celebrar uma Aliança com Deus;
O 2º Jardim – o Calvário onde acontece o Re-encontro, o homem é agora chamado a restaurar a aliança por meio da Santa Cruz;
O 3º Jardim – o Santo Sepulcro onde Cristo Ressuscitado é o sinal da Nova e Eterna Aliança;
O 4º Jardim – a Santa Missa onde tudo isso se renova, onde o homem pode renovar sua decisão de estar na presença de Deus em Adoração, Expiação, Contemplação e Missão.

Podemos ainda meditar nas quatro direções:
1º Jardim – Paraíso = Contemplação;
2º Jardim – Calvário = Expiação;
3º Jardim – Santo Sepulcro, o Sinal = Missão (testemunho);
4º Jardim – Eucaristia, Missa = Adoração.

Estar na Presença de Deus com o modelo de Maria, os Santos Anjos e os Apóstolos; isso é uma Aliança Eterna.
Nosso Sinal é a Cruz de Jesus Cristo, este é o Sinal da Eterna Aliança. Todo o membro consagrado é obrigado a trazer no peito este Sinal externo, mas acima de tudo no Coração. Não existe um coração sem cruz nem cruz sem um coração. A Cruz deve ser o centro de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário